quinta-feira, 14 de junho de 2012

SEM O PASSE LIVRE DE VERDADE ESTAMOS SOFRENDO A GUETIFICAÇÃO



As cidades contemporâneas, e as não tão contemporâneas, são construídas em cima de uma base de exploração de mão-de-obra e de elitização que exclui a grande maioria dapopulação do acesso a serviços e bens sociais indispensáveis para a vida, lazer, saúde, emprego e bemestar em geral. É evidente e fácil de observar e entender isso ao visitar um bairro pobre, para começar, é longe, àsvezes é necessário mais de um transporte, o que não é barato e tem péssima qualidade e é aí que a falta de umpasse livre colabora para a formação de guetos.


A classe trabalhadora é expulsa para as áreas distantes e sem infraestrutura por uma força de mercado. Uma vez que o direito a moradia se torna privilégio devido a sua mercantilização os setores mais explorados moram nos piores lugares pois esses são mais baratos. Essas pessoas estão condenadas pela sociedade a viver assim até a morte,aliás, a morte não, vivos geram mais lucros através de seu trabalho, impostos e consumo. Se bem que pode-se cobrar para mante-los vivos e saudáveis.


Então, além de morarem nos piores, mais violentos(violência reforçada pela brutalidade policial, muito bem
direcionada para este lugar estigmatizado) e mais afastados(espacialmente e socialmente) lugares, essas pessoas são impedidas pelo sistema de transportes de sequer pisar onde moram os ricos ou onde a oferta dos bens sociais estão. Esse é mais um argumento, entre tantos outros, que justificam a necessidade IMEDIATA do passe-livre e de um transporte público EFETIVAMENTE PÚBLICO, ou seja, de graça, principalmente para estudantes, desempregados e outros setores que sofrem mais com isso.Transporte bom e de graça não acontece, não por que é impossível economicamente (economia de quem, aliás?Não para essas pessoas), mas por uma decisão de governo que tem seus interesses completamente atrelados e em uníssono com a máfia agressiva e lucrativa das empresas detransporte no País. É em benefício financeiro e político dessa máfia que os transportes são caros e horríveis. No aspecto mais geral isso beneficia todo o sistema de acumulação de capitais assim como toda a medida que ataca o direito e bem-estar dos trabalhadores e os condenando a prisão em céu aberto que é o gueto, pelo simples crime de nascer pobre.

Não precisa ser assim. É necessário modificar isso, para nós trabalhadores, é indispensável quebrar mais essa corrente.Há um inimigo, essa máfia não abrirá mão facilmente de seus privilégios retirados de nosso sofrimento, ela precisa ser desmantelada e qualquer acordo com ela nos trairá posteriormente, como tem sido sempre. É uma necessidade deles aprofundar essa situação para não ficar para trás nos negócios e, assim, deixar de existir enquanto máfia.
A arma que nós temos é a disposição e a solidariedade e clamamos a você trabalhador que seja solidário e se ponha à disposição dessa luta.

PASSE LIVRE JÁ!
GUETO É PRISÃO!
MEIO PASSE É ENGANAÇÃO!
ABAIXO A MÁFIA DOS TRANSPORTES!



Nenhum comentário:

Postar um comentário